Anotação 2019 12 23 191512Slideshow                                                                                                                                                                                                                      O filme 

Abraços Grátis 2019 – “Espetacular”, “Inesquecível”, “Mágico”, “Fabuloso”, “Incrivel e Gratificante”, entre outros, foi assim que alguns eTwinners do Agrupamento de Escolas de Sardoal, classificaram a visita solidária a Leiria, que ocorreu ontem, 21 de dezembro. Com efeito, consideramos que a atividade cumpriu todos os seus objetivos, excedeu largamente as expetativas iniciais e talvez tenha sido uma das atividades mais bem sucedidas dos últimos anos. Mas vamos aos pormenores:

Depois de muitas incertezas relativas ao estado do tempo, a comitiva de 37 pessoas (32 alunos + 5 professores) munida de muita solidariedade, amor, afetos e espírito natalício, lá partiu do Sardoal, às 9h da manhã e rumou a Leiria apenas com uma paragem “técnica” na área de serviço de Leiria.
A manhã um pouco chuvosa, foi preenchida com a visita ao Mercado Municipal de Leiria, muito animado por sinal e onde a comitiva foi muito bem recebida pela população local. Contudo, o início foi um pouco díficil como já seria de esperar. Mas logo logo, um sorriso, uma palavra de conforto, um carinho, uma atenção, um abraço, enfim..., pequenos gestos que podem fazer toda a diferença no dia a dia de cada um, contagiaram os Lerienses que nos que receberam de braços abertos. Uma onda de solidariedade aqueceu aqueles corações e transformaram aquele dia tristonho, num dia diferente, muito especial.
O almoço decorreu no Centro Comercial Leria shopping e fez a delicia de todos. Depois do almoço, como se de um milagre de natal se tratasse, desapareceu a chuva e o sol brilhou no céu azul para grande satisfação de toda a comitiva.
De tarde, a atividade foi realizada na Cidade Natal de Leiria, localizada no centro histórico e onde os alunos tiveram oportunidade de voltar a “espalhar magia” pelos visitantes e habitantes locais. Tempo ainda para os alunos se divertirem nas diversas atrações de natal presentes na Cidade Natal.
Um grande obrigado a todos os eTwinners por este exemplo de solidariedade criativa, assim como às professoras Élia Gato, Jacqueline Almeida e Maria João Sousa, pela preciosa colaboração. Para a Maria João e para a sua “mágica” máquina fotográfica, um duplo agradecimento, pela fantástica reportagem fotográfica, pela sua sensibilidade e veia de artista, capaz de captar o melhor de cada momento, só ao alcance dos verdadeiros predestinados. Boas Festas para todos e Feliz Natal. 

Anotação 2019 12 12 203638

10º aniversário                                                                                                                                                                                         Dia do eTwinning 2019

O Clube eTwinning do Agrupamento de Escolas de Sardoal comemorou hoje o seu 10º aniversário na biblioteca escolar. Uma cerimonia simples, muito animada, que teve como objetivo premiar os alunos que participaram no projeto do ano letivo anterior "Many Reasons to Believe".

Para além da entrega dos certificados de qualidade aos alunos, o dia foi ainda marcado pelo visionamento de vários filmes comemorativos da data, pelo hastear das bandeiras e pela a degustação do bolo de aniversário, muito esperado pelos participantes ;).
Destaque para a presença da Diretora do Agrupamento De Escolas Sardoal, Ana Paula Sardinha que tomou a palavra para agradecer aos professores responsáveis, parabenizar os alunos premiados e enaltecer as qualidades do projeto. Afirmou ainda sentir um grande orgulho pela existência deste projeto na Escola. Por sua vez, os coordenadores, Pedro Neves e Carmina Nascimento, agradeceram a participação e o empenho dos alunos e afirmaram que estes estão num patamar de cidadania superior, uma vez que de uma forma desinteressada dão um grande exemplo de altruísmo e de solidariedade social.
Um agradecimento especial para a colaboração das professoras Jacqueline almeida, Coordenadora da Biblioteca Escolar, Luís Diogo, Élia Gato e para a nossa "fotógrafa de serviço" Maria João Newton, pela excelente reportagem fotográfica. 

78479318 2761354727249052 6158613219880468480 n

Vídeo  :

Decorreu este fim de semana, em todos os hipermercados do país, mais uma Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome (BA). O Clube eTwinning do Agrupamento de Escolas de Sardoal participou nesta ação solidária com 37 dos seus etwinners voluntários. O trabalho dividiu-se entre a recolha de alimentos no Supermercado Minipreço de Abrantes e a sua triagem na sede do BA, naquela que foi o 8º ano de parceria consecutiva do nosso clube com aquela instituição social. Obrigado a todos os etwinners por mais este excelente exemplo de solidariedade social e de cidadania ativa, extensível a todos os pais e encarregados de educação que apoiaram a realização desta atividade. 

 

selo

Decorreu ontem em Gaia, a entrega dos Prémios Nacionais eTwinning 2019.

O Agrupamento De Escolas Sardoal está de parabéns pois foi uma das 59 escolas do país a receber o SELO DE ESCOLA ETWINNING 19.20 como reconhecimento das suas boas práticas pedagógicas, nomeadamente :
- Práticas digitais;
- Práticas de eSafety;
- Abordagens inovadoras e criativas à pedagogia;
- Promoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoal;
- Promoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos;
Obrigado a todos por tornarem possível esta realidade.